sábado, 3 de dezembro de 2011


I SEMINÁRIO ESTADUAL PROGRAMA UCA TOCANTINS
                                           Práticas pedagógicas com uso do laptop educacional

Andréia Sousa Rocha
Professora/Matemática
Cintya Ribeiro de Oliveira
Coordenadora Pedagógica
Colégio Estadual Sancha Ferreira

       PROJETO: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 

Intencionalidade: Desenvolver nos alunos 6º e 8º anos do Ensino Fundamental o raciocínio lógico da tabuada de multiplicação através de jogos utilizando os laptops educacionais.
Dinâmica:
Os estudantes do 6º e 8° anos do Colégio Estadual Sancha Ferreira foram desafiados a consolidarem seus conhecimentos sobre "raciocínio lógico e estratégias" através de um jogo um pouco diferente o SOKOBAN.
Caixa de texto: (Utilizando o jogo sokoban), pude perceber os alunos dando pausa no jogo para ter tempo de calcular a resposta da conta do jogo de multiplicação, o espírito de solidariedade quando alguém tinha dificuldade em manusear o laptop e a empolgação de todos durante as aulas”.   Professora: Andreia                                                                   



Caixa de texto: Alunos socializando suas experiências com o uso de jogos no laptop.


Resultados: O software do jogo sokoban não foi executado nos laptops educacionais, a tentativa de trabalhar com o jogo online no site: www.jogosjogos.com foi um pouco frustrante devido à internet com acesso muito lento, quando os alunos começavam a jogar, a conexão caía. Como já havia sido detectado dificuldades com relação ao estudo da tabuada de multiplicação e o laptop já traz um jogo instalado (o TUX, OF MATH COMMAND) os alunos foram orientados a usar “brincar” de tabuada. O laptop chamou muito a atenção dos alunos, ficou fácil trabalhar conteúdos disciplinares e pesquisas.

Referências:
Programa Tux Math do laptop educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário